Bioterapias

Bioterapias é o nome do nosso espaço. Nasceu de muita conversa, muita meditação. No logo, as mãos significam nossa paixão por cuidar, Bio de vida e terapias é o que amamos fazer, saúde em movimento, é o que queremos para as pessoas e para nós. Cuidar e sermos cuidados

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Qual é a importância da pelve neutra?

Qual é a importância da pelve neutra, na execução dos exercícios de Pilates? Porque algumas escolas possuem a linha original dos exercícios do Joseph Pilates e utilizam a pelve em retroversão (extensão), outras utilizam a pelve neutra durante a execução dos exercícios, sendo que atualmente já temos estudos que comprovam a fisiologia e biomecânica desta região.
Muitos falam da descarga de peso sobre a coluna, com as curvas fisiológicas essas cargas são melhores distribuídas. Atualmente acho que este conceito já está bem esclarecido.
Pretendo chamar a atenção para as mudanças das linhas dos vetores de força, direção das fibras e ação muscular conforme a movimentação da pelve. Para cada plano de movimento, a ação do músculo é baseada principalmente na orientação de sua linha de força relativa ao eixo de rotação da articulação (fig.01).

Figura 01

Essa perspectiva visual não só sugere uma ação muscular, mas igualmente importante, indica o comprimento do braço de força disponível para gerar o torque de uma ação específica. Alguns músculos possuem um baixo potencial para produzir uma determinada ação, devido a fatores como braço de alavanca pequeno ou área transversa muscular pequena.
O que acontece quando um sujeito possui uma postura com a pelve em retroversão ou antiversão? A ação muscular muda completamente, por exemplo, para o quadril ficar estável no apoio unipodal e não sofre inclinação lateral, de acordo com a posição da pelve diferentes músculos podem ter essa função. Com o quadril em extensão temos o músculo tensor da fáscia lata corrigindo essa inclinação (fig.02), quando a pelve está em equilíbrio o músculo glúteo médio que estabiliza a pelve lateralmente (fig.03), com a pelve em antiversão o músculo glúteo máximo intervém junto com o músculo obturador interno (fig.04).
Figura 02

 Figura 03

Figura 04

Leve este conceito para todas as outras articulações, e na hora de avaliar o seu paciente e executar os exercícios, preste atenção em qual músculo realmente está realizando a ação, se é o músculo que você como instrutor deseja trabalhar no seu paciente com aquele exercícios específico.

Fonte: 
  • Neumann DA. Kinesiology of the hip: a focus on muscular actions. J Orthop Sports Phys Ther. 2010 Feb;40(2):82-94.
  • Kapandji AI. Fisiologia Articular, volume 2 membro inferior, Ed. Guanabara Koogan, 5º edição, 2000.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Como funciona o "POWERHOUSE"

Quando as fibras musculares do diafragma se contraem, o centro frênico desce, deste modo o diâmetro vertical do tórax se alarga, podendo ser o diafragma comparado com um êmbolo que se desliza no interior de uma bomba. Ao elevar as costelas inferiores, o diafragma alarga o diâmetro transversal do tórax inferior, mas simultaneamente através do esterno, eleva também as costelas superiores e conseqüentemente alarga o diâmetro antero-posterior.


A contração do diafragma faz o centro frênico baixar, o que aumenta o diâmetro vertical do tórax, porém em seguida, a resistência ao alongamento do elementos verticais do mediastino intervém, e especialmente a resistência da massa das vísceras abdominais. Esta massa está mantida pela cinta abdominal constituída pelos potentes músculos abdominais, sem eles o conteúdo abdominal seria empurrado para baixo e para frente e o centro frênico não poderia tomar um ponto fixo sólido que permitisse ao diafragma levantar as costelas inferiores. Deste modo a ação antagonista dos músculos abdominais é indispensável para a eficácia do diafragma.


Deste modo a pressão aumenta notavelmente na cavidade tóraco-abdominal e a converte numa viga rígida situada na frente da coluna vertebral que transmite as forças à cintura pélvica e o períneo. A intervenção desta estrutura inflável reduz bastante a compressão longitudinal nos discos. Este mecanismo de hiper pressão tóraco-abdominal , é portanto, muito útil para suavizar as forças que se exercem sobre a coluna vertebral.


Quando se inspira o diafragma se contrai e desce, aumentando a pressão intraabdominal (PIA) e os arcos costais se expandem. Os músculos abdominais contribuem para a manutenção da PIA tracionando a aponeurose tóracolombar estabilizando a coluna lombar. 

Fonte:
  • Hodges P. W., Eriksson A.E.M, Shirley D. and Gandevia S.C, Intraabdominal pressure increases stiffness of the lumbar spine, Journal of Biomechanics 38 (2005), pp. 1873–1880.
  • Kapandji A. I., Fisiologia articular, Panamericana 5º edição, Rio de Janeiro 2000.
  • Gracovetsky S, Kary M, Levy S, et al. Analysis of spinal and muscular activity during flexion / extension and lift free. Spine 1990, 15:1333-1339.

A importância do compartimento abdominal para a estabilidade da coluna lombar.

A musculatura abdominal pode afetar a estabilidade espinhal, através do aumento da pressão intra-abdominal e através de anexos em fáscia toracolombar. A facilitação da pressão desses músculos, em especial o transverso do abdome, em conjunto com o diafragma e do assoalho pélvico, provavelmente fornece uma função de apoio para a coluna vertebral com o movimento.O transverso do abdome e as parcelas dos oblíquos interno se inserem na coluna lombar (no processo transverso), através da fáscia toracolombar. Sua contração, portanto, resulta em aumento da tensão na fáscia tóracolombar e poderá posteriormente desempenhar um papel na manutenção da estabilidade espinhal contra as forças externas que se deslocam a coluna em flexão, a produção de rotação do tronco e da manutenção da rigidez espinhal e controle intersegmental.


Fonte:

  • Richardson C. A., Jull G. A., Hodges P. W. and Hides J. A., Therapeutic exercise for spinal segmental stabilization in low back pain. Scientific basis and clinical approach, Churchill Livingstone, Edinburgh (1999).
  • Hodges PW, Richardson CA. Estabilização muscular ineficiente da coluna lombar associada com dor lombar. Spine 1996; 21:2640-2650. Inefficient muscular stabilization of the lumbar spine associated with low back pain. Spine 1996, 21:2640-2650.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Saiba mais sobre a contribuição do assoalho pélvico para a lombalgia


   Lombalgia (LBP) é uma das queixas mais comuns osteomusculares nas sociedades de hoje, afetando até 70-80% da população, pelo menos, um episódio durante sua vida.
   Disfunção muscular do assoalho pélvico (PFM) foi recentemente relacionada ao desenvolvimento de dor lombo-pélvica. A PFM é uma carga transversal provinda de um grupo de músculos para apoiar os órgãos da região pélvica-
   Provas de co-ativação entre o assoalho pélvico e músculos abdominais profundos para o desenvolvimento da pressão intra abdominal e transferência de carga existe na literatura.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Saiba o que é Plasma Rico em Plaquetas (PRP)

Plasma rico em plaquetas (PRP) é definida como sangue autólogo com uma concentração de plaquetas acima dos valores basais. O PRP tem sido usado em cirurgia maxilo-facial e plástica desde os anos 1990, a sua utilização em medicina esportiva está crescendo devido ao seu potencial para melhorar a cicatrização do músculo e tendão. Os estudos in vitro sugerem que os fatores de crescimento secretados pelas células e plaquetas é reparador e pode aumentar o reparo de tecidos moles. Embora atualmente a evidência clínica disponíveis é mínima, o uso do plasma rico em plaquetas tem aumentado. Como a comercialização de aumentos de plasma rico em plaquetas, os cirurgiões ortopédicos devem ser informados sobre os dispositivos disponíveis preparação e suas diferenças. Muitos ensaios clínicos controlados estão em andamento, mas a utilização clínica deve ser feita com cautela, até estar disponível um alto nível evidências clínicas que apóiam a eficácia do plasma rico em plaquetas.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pesquisa do IOT junto a FIFA para determinar a real idade do atleta

A medicina esportiva do IOT-Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC-FMUSP Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o único centro de excelência em medicina esportiva da América Latina reconhecido pela FIFA, está realizando um trabalho multicêntrico em conjunto com a FIFA para padronizar um protocolo de exames, que visa saber a real idade do atleta evitando assim os famosos "gato"(atletas que são registrados alguns anos após o nascimento).





quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Avaliação Postural SAPO

Avaliação postural utilizando o Software para Avaliação Postural SAPO, fornece medidas lineares e valores angulares. Faz-se a marcação de pontos anatômicos pré-definidos, que são digitalizados pela captação da imagem e pode se medir distâncias e de ângulos corporais. O software de fotogrametria SAPO é uma alternativa válida para realizar medidas angulares nos segmentos corporais quando comparado à goniometria, desde que seguidas as suas exigências técnicas.


Fonte:

BRAZ, R. G. et al. Reliability and validity of angular measures through the software for postural assessment. Fisioter. Mov., v. 21, n. 3, p.117-126, 2008.

FERREIRA, E. et al. Postural assessment software (PAS/SAPO): Validation and reliabiliy. Clinics (Sao Paulo) [S.I.], v. 65, n. 7, p. 675-81, Jul 2010.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Transverso Abdominal

Qual a função do músculo transverso abdominal?

Os músculos transverso abdominal, obliquo interno e multífidios são importantes estabilizadores da região lombar. Indivíduos que possuem instabilidade da região lombar podem apresentar alterações de equilíbrio, sobrecarga muscular e aparecimento de dores.

A perda da função muscular pode contribuir para o aparecimento e manutenção da dor lombar. O músculo transverso abdominal mantém a pressão intra-abdominal e estabiliza a coluna lombar pelo tensionamento da fáscia tóracolombar. A pressão intra-abdominal forma uma coluna ‘gasosa” que sustenta a coluna lombar como se fosse uma viga rígida, estende o tronco e diminui a sobrecarga nos ligamentos e discos da coluna lombar. O músculo transverso abdominal tem uma ação muscular chamada de antecipatória (“feedforward”) e se contrai antes que os movimentos que geram instabilidade no tronco ocorra, como por exemplo uma flexão do braço.




Fonte:

  • BARKER, P. et al. The middle layer of lumbar fascia can transmit tensile forces capable of fracturing the lumbar transverse processes: an experimental study. Clin Biomech (Bristol, Avon) [S.I.], v. 25, n. 6, p. 505-9, Jul 2010.

  • BARKER, P. et al. The middle layer of lumbar fascia and attachments to lumbar transverse processes: implications for segmental control and fracture. Eur Spine J [S.I.], v. 16, n. 12, p. 2232-7, Dec 2007.

  • DANNEELS, L. et al. A functional subdivision of hip, abdominal, and back muscles during asymmetric lifting. Spine (Phila Pa 1976) [S.I.], v. 26, n. 6, p. E114-21, Mar 2001.

  • HODGES, P.; RICHARDSON, C. Inefficient muscular stabilization of the lumbar spine associated with low back pain. A motor control evaluation of transversus abdominis. Spine (Phila Pa 1976) [S.I.], v. 21, n. 22, p. 2640-50, Nov 1996.

  • HODGES, P.; RICHARDSON, C. Delayed postural contraction of transversus abdominis in low back pain associated with movement of the lower limb. J Spinal Disord [S.I.], v. 11, n. 1, p. 46-56, Feb 1998.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

FIFA credencia Instituto de Ortopedia e Traumatologia como Centro Médico de Excelência no Brasil

Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, preencheu todos os pré-requisitos de qualidade e tornou-se em dezembro de 2009 o primeiro Centro Médico de Excelência da FIFA na América Latina. Com a medida, os médicos do HC participarão de todas as reuniões médicas da entidade máxima do futebol mundial, colaborando nas tomadas de decisões.

Para o chefe do grupo de Medicina Esportiva do IOT, Arnaldo Hernandez, uma grande porta se abre para o futebol brasileiro. “Um importante canal está sendo criado para que os clubes do País interajam com a FIFA. Nós faremos a mediação desse contato, apresentando projetos e esclarecendo dúvidas dos times junto à entidade”, apontou. Segundo ele, a partir de agora todas as decisões da FIFA na área médica contarão com a participação e a opinião de profissionais do HC.

Atualmente, a FIFA conta com outros oito centros médicos de excelência no mundo, em países como Alemanha, Suíça, Japão, Nova Zelândia, África do Sul e Noruega. “Seremos o primeiro na América Latina, o que é um grande reconhecimento ao trabalho prestado pelo Instituto de Ortopedia do HC”, informa Hernandez.

De acordo com o médico, para alcançar o novo posto, a FIFA levou em consideração a completa estrutura hospitalar do HC, a intensa produção científica do Complexo e o histórico de compromisso dos profissionais com atletas. “A dedicação dos nossos profissionais à prevenção de lesões e proteção à saúde dos jogadores foi fundamental nesse processo de certificação”, destacou.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Lombalgia Idiopática

Estudo mostra que pequenas cargas estática aplicada aos ligamentos da coluna lombar, gera espasmos reflexos na musculatura paravertebral, que permanecem durante longos períodos, mesmo após a retirada da tesão sobre o ligamento. 


Fonte:
SOLOMONOW, M. et al. Biomechanics and electromyography of a common idiopathic low back disorder. Spine (Phila Pa 1976) [S.I.], v. 28, n. 12, p. 1235-48, Jun 2003

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Estudo revela como a acupuntura funciona

A acupuntura é considerada eficaz para tratar algumas coisas, como estresse, mas a ciência nunca conseguiu desvendar seu mecanismo de funcionamento. Até agora: um estudo feito por cientistas das Universidades de Boston e Rochester descobriu como as agulhadas agem sobre o organismo. Elas fazem o corpo liberar até 24 vezes mais adenosina, substância que age como bloqueadora dos sinais de dor. Os autores do estudo, que foi publicado na revista Nature, acreditam que isso seja uma resposta natural do corpo ao trauma causado pelas agulhas.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Síndrome Patelofemoral

Estudo mostra que alterações nos membros inferiores contribuem para o aumento do vetor de compressão do bordo lateral da patela.

  1. Inclinação contralateral da pelve
  2. Rotação interna do fêmur sobre a tíbia
  3. Valgo de joelho
  4. Rotação interna da tíbia sobre o fêmur
  5. Eversão do pé
Essas alterações influenciam no aumento do ângulo "Q", aumentando o vetor de força de compressão lateral da patela.



Cabe ao fisioterapeuta identificar qual alteração está ocorrendo, quais são as possíveis hipóteses para essas alterações biomecânicas, testar essas hipóteses e posteriormente traçar os objetivos e condutas para solucionar esse problema.

Fonte: POWERS, C. The influence of altered lower-extremity kinematics on patellofemoral joint dysfunction: a theoretical perspective. J Orthop Sports Phys Ther [S.I.], v. 33, n. 11, p. 639-46, Nov 2003

sábado, 25 de setembro de 2010

Benefícios da massagem vão além do relaxamento

Estudo mostra que uma única sessão de massagem é capaz de causar alterações biológicas em quem a recebe.

Uma boa massagem faz mais que apenas relaxar seus músculos? Para descobrir, pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, recrutaram 53 adultos saudáveis e aleatoriamente submeteram 29 deles a uma sessão de 45 minutos de intensa massagem sueca, e os outros 24 a uma sessão de massagem leve.
Foram inseridos cateteres intravenosos em todos os participantes, para que amostras de sangue fossem colhidas imediatamente após a massagem e novamente uma hora depois.
Para surpresa dos pesquisadores, patrocinados pelo Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa, uma divisão do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, uma única sessão de massagem foi capaz de causar alterações biológicas em quem a recebia.
Os voluntários que foram submetidos a massagem sueca experimentaram reduções significativas nos níveis do hormônio do stress cortisol no sangue e saliva, e no nível de um outro hormônio que pode causar elevações de cortisol. Eles também tiveram aumento no número de linfócitos, os glóbulos brancos do sangue que fazem parte do sistema imunológico – responsável pelas defesas do corpo.
Os voluntários da massagem leve experimentaram elevações da oxitocina, um hormônio associado ao contentamento e à confiança, maiores que no grupo da massagem sueca, e reduções mais acentuadas de um hormônio que estimula as glândulas adrenais a liberar o cortisol.
O estudo foi publicado online em “The Journal of Alternative and Complementary Medicine”. O principal autor, Mark Hyman Rapaport, diretor de psiquiatria e neurociências comportamentais do Cedars-Sinai, afirmou que as descobertas são intrigantes e instigantes.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Eletromiografia

Galera

Estou fazendo um curso de EMG aqui no LEM-IOT, se alguém precisar de um auxílio para realizar alguma pesquisa estou a disposição.

http://www.hcnet.usp.br/iot/lab_lem.html

domingo, 19 de setembro de 2010

Novidade

Olá amigos

Nossa amiga Fernanda Gualtieri está inaugurando seu consultório de fisioterapia e estúdio de Pilates, que começará a funcionar a partir de 20 de setembro. Quem precisar dos seus serviços na região do ABC eu recomendo é uma excelente profissional.
Está localizada na Avenida Guido Aliberti, 4811, Bairro Mauá, São Caetano do Sul.
Contato: Feranda Gualtieri 4232-3229 fernandagualtieri@gmail.com

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Convite

Convido a todos a participarem deste meio de comunicação para mantermos atualizados através de discussões, orientações e troca de experiências dentro das áreas de reabilitação, treinamento e terapias em geral. Aguardamos sugestões dos assuntos que podemos abordar.

Aproveito para informar que já estão abertas as inscrições para o curso de Pilates da turma do mês de novembro.