Bioterapias

Bioterapias é o nome do nosso espaço. Nasceu de muita conversa, muita meditação. No logo, as mãos significam nossa paixão por cuidar, Bio de vida e terapias é o que amamos fazer, saúde em movimento, é o que queremos para as pessoas e para nós. Cuidar e sermos cuidados

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A importância do compartimento abdominal para a estabilidade da coluna lombar.

A musculatura abdominal pode afetar a estabilidade espinhal, através do aumento da pressão intra-abdominal e através de anexos em fáscia toracolombar. A facilitação da pressão desses músculos, em especial o transverso do abdome, em conjunto com o diafragma e do assoalho pélvico, provavelmente fornece uma função de apoio para a coluna vertebral com o movimento.O transverso do abdome e as parcelas dos oblíquos interno se inserem na coluna lombar (no processo transverso), através da fáscia toracolombar. Sua contração, portanto, resulta em aumento da tensão na fáscia tóracolombar e poderá posteriormente desempenhar um papel na manutenção da estabilidade espinhal contra as forças externas que se deslocam a coluna em flexão, a produção de rotação do tronco e da manutenção da rigidez espinhal e controle intersegmental.


Fonte:

  • Richardson C. A., Jull G. A., Hodges P. W. and Hides J. A., Therapeutic exercise for spinal segmental stabilization in low back pain. Scientific basis and clinical approach, Churchill Livingstone, Edinburgh (1999).
  • Hodges PW, Richardson CA. Estabilização muscular ineficiente da coluna lombar associada com dor lombar. Spine 1996; 21:2640-2650. Inefficient muscular stabilization of the lumbar spine associated with low back pain. Spine 1996, 21:2640-2650.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe o seu nome e email para que possamos responder. Sua opinião é muito importante para nós.
Obrigado.