Dor entre os dedos dos pés, pode ser:
NEUROMA DE MORTON
Os nervos que inervam a planta do pé e os dedos localizam-se entre os ossos dos dedos. A dor na parte anterior da planta do pé pode ser causada por tumores não cancerosos de tecido nervoso (neuromas), localizados normalmente entre a base do terceiro e do quarto dedo (neuroma de Morton), embora possam ocorrer entre quaisquer dedos, os neuromas formam-se em apenas um pé e são mais comuns em mulheres que em homens.
Nos primeiros estágios, o neuroma pode causar apenas uma dor discreta em torno do quarto pododáctilo, o qual é ocasionalmente acompanhado por uma sensação de queimação ou de formigamento. Em geral, esses sintomas são mais acentuados quando o indivíduo calça determinados tipos de calçados. À medida que o distúrbio progride, uma sensação de queimação constante pode irradiar-se para a ponta dos dedos, independentemente do tipo de calçado utilizado. O indivíduo também pode sentir como se houvesse uma bola de gude ou uma pedrinha no interior da região anterior da superfície plantar do pé.
Somente o médico diagnostica o distúrbio, analisando a história do problema e examinando o pé do paciente. As radiografias, a ressonância magnética (RM) e ultra-sonografia não identificam com precisão esse distúrbio. A partir ele indicará a melhor conduta, ou por medicamentos, ou com indicação de alguma atividade específica para os pés.
Se esses tratamentos não tiverem êxito, a remoção cirúrgica do neuroma muitas vezes alivia completamente o desconforto, mas ela apresenta o risco de produzir parestesia (adormecimento) permanente na área.
Fonte: Manual Merck de Medicina/Neurologia para fisioterapeutas/Princípios de anatomia humana.
Após a liberação médica, pode-se conciliar exercícios do método pilates para o alívio dos sintomas do Neuroma de Morton.