Bioterapias

Bioterapias é o nome do nosso espaço. Nasceu de muita conversa, muita meditação. No logo, as mãos significam nossa paixão por cuidar, Bio de vida e terapias é o que amamos fazer, saúde em movimento, é o que queremos para as pessoas e para nós. Cuidar e sermos cuidados

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Saiba mais sobre a contribuição do assoalho pélvico para a lombalgia


   Lombalgia (LBP) é uma das queixas mais comuns osteomusculares nas sociedades de hoje, afetando até 70-80% da população, pelo menos, um episódio durante sua vida.
   Disfunção muscular do assoalho pélvico (PFM) foi recentemente relacionada ao desenvolvimento de dor lombo-pélvica. A PFM é uma carga transversal provinda de um grupo de músculos para apoiar os órgãos da região pélvica-
   Provas de co-ativação entre o assoalho pélvico e músculos abdominais profundos para o desenvolvimento da pressão intra abdominal e transferência de carga existe na literatura.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Saiba o que é Plasma Rico em Plaquetas (PRP)

Plasma rico em plaquetas (PRP) é definida como sangue autólogo com uma concentração de plaquetas acima dos valores basais. O PRP tem sido usado em cirurgia maxilo-facial e plástica desde os anos 1990, a sua utilização em medicina esportiva está crescendo devido ao seu potencial para melhorar a cicatrização do músculo e tendão. Os estudos in vitro sugerem que os fatores de crescimento secretados pelas células e plaquetas é reparador e pode aumentar o reparo de tecidos moles. Embora atualmente a evidência clínica disponíveis é mínima, o uso do plasma rico em plaquetas tem aumentado. Como a comercialização de aumentos de plasma rico em plaquetas, os cirurgiões ortopédicos devem ser informados sobre os dispositivos disponíveis preparação e suas diferenças. Muitos ensaios clínicos controlados estão em andamento, mas a utilização clínica deve ser feita com cautela, até estar disponível um alto nível evidências clínicas que apóiam a eficácia do plasma rico em plaquetas.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pesquisa do IOT junto a FIFA para determinar a real idade do atleta

A medicina esportiva do IOT-Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC-FMUSP Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o único centro de excelência em medicina esportiva da América Latina reconhecido pela FIFA, está realizando um trabalho multicêntrico em conjunto com a FIFA para padronizar um protocolo de exames, que visa saber a real idade do atleta evitando assim os famosos "gato"(atletas que são registrados alguns anos após o nascimento).





quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Avaliação Postural SAPO

Avaliação postural utilizando o Software para Avaliação Postural SAPO, fornece medidas lineares e valores angulares. Faz-se a marcação de pontos anatômicos pré-definidos, que são digitalizados pela captação da imagem e pode se medir distâncias e de ângulos corporais. O software de fotogrametria SAPO é uma alternativa válida para realizar medidas angulares nos segmentos corporais quando comparado à goniometria, desde que seguidas as suas exigências técnicas.


Fonte:

BRAZ, R. G. et al. Reliability and validity of angular measures through the software for postural assessment. Fisioter. Mov., v. 21, n. 3, p.117-126, 2008.

FERREIRA, E. et al. Postural assessment software (PAS/SAPO): Validation and reliabiliy. Clinics (Sao Paulo) [S.I.], v. 65, n. 7, p. 675-81, Jul 2010.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Transverso Abdominal

Qual a função do músculo transverso abdominal?

Os músculos transverso abdominal, obliquo interno e multífidios são importantes estabilizadores da região lombar. Indivíduos que possuem instabilidade da região lombar podem apresentar alterações de equilíbrio, sobrecarga muscular e aparecimento de dores.

A perda da função muscular pode contribuir para o aparecimento e manutenção da dor lombar. O músculo transverso abdominal mantém a pressão intra-abdominal e estabiliza a coluna lombar pelo tensionamento da fáscia tóracolombar. A pressão intra-abdominal forma uma coluna ‘gasosa” que sustenta a coluna lombar como se fosse uma viga rígida, estende o tronco e diminui a sobrecarga nos ligamentos e discos da coluna lombar. O músculo transverso abdominal tem uma ação muscular chamada de antecipatória (“feedforward”) e se contrai antes que os movimentos que geram instabilidade no tronco ocorra, como por exemplo uma flexão do braço.




Fonte:

  • BARKER, P. et al. The middle layer of lumbar fascia can transmit tensile forces capable of fracturing the lumbar transverse processes: an experimental study. Clin Biomech (Bristol, Avon) [S.I.], v. 25, n. 6, p. 505-9, Jul 2010.

  • BARKER, P. et al. The middle layer of lumbar fascia and attachments to lumbar transverse processes: implications for segmental control and fracture. Eur Spine J [S.I.], v. 16, n. 12, p. 2232-7, Dec 2007.

  • DANNEELS, L. et al. A functional subdivision of hip, abdominal, and back muscles during asymmetric lifting. Spine (Phila Pa 1976) [S.I.], v. 26, n. 6, p. E114-21, Mar 2001.

  • HODGES, P.; RICHARDSON, C. Inefficient muscular stabilization of the lumbar spine associated with low back pain. A motor control evaluation of transversus abdominis. Spine (Phila Pa 1976) [S.I.], v. 21, n. 22, p. 2640-50, Nov 1996.

  • HODGES, P.; RICHARDSON, C. Delayed postural contraction of transversus abdominis in low back pain associated with movement of the lower limb. J Spinal Disord [S.I.], v. 11, n. 1, p. 46-56, Feb 1998.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

FIFA credencia Instituto de Ortopedia e Traumatologia como Centro Médico de Excelência no Brasil

Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, preencheu todos os pré-requisitos de qualidade e tornou-se em dezembro de 2009 o primeiro Centro Médico de Excelência da FIFA na América Latina. Com a medida, os médicos do HC participarão de todas as reuniões médicas da entidade máxima do futebol mundial, colaborando nas tomadas de decisões.

Para o chefe do grupo de Medicina Esportiva do IOT, Arnaldo Hernandez, uma grande porta se abre para o futebol brasileiro. “Um importante canal está sendo criado para que os clubes do País interajam com a FIFA. Nós faremos a mediação desse contato, apresentando projetos e esclarecendo dúvidas dos times junto à entidade”, apontou. Segundo ele, a partir de agora todas as decisões da FIFA na área médica contarão com a participação e a opinião de profissionais do HC.

Atualmente, a FIFA conta com outros oito centros médicos de excelência no mundo, em países como Alemanha, Suíça, Japão, Nova Zelândia, África do Sul e Noruega. “Seremos o primeiro na América Latina, o que é um grande reconhecimento ao trabalho prestado pelo Instituto de Ortopedia do HC”, informa Hernandez.

De acordo com o médico, para alcançar o novo posto, a FIFA levou em consideração a completa estrutura hospitalar do HC, a intensa produção científica do Complexo e o histórico de compromisso dos profissionais com atletas. “A dedicação dos nossos profissionais à prevenção de lesões e proteção à saúde dos jogadores foi fundamental nesse processo de certificação”, destacou.